O presidente do Sindicato dos HOTÉIS
Graco Terceiro Neto, afirmou que o nível de exigência dos clientes/turistas tem aumentado, assim como o investimento das maiores franquias do setor gastronômico na Paraíba. A culinária nordestina é um dos pontos altos na conquista dos turistas, mas sem qualificação no atendimento se corre o risco de perder clientela, pontuou o executivo. “João Pessoa já comporta grandes franquias de gastronomia e muitos estão investindo aqui em função do aumento do fluxo de turistas”, disse.
Dados da 10ª edição da Pesquisa sobre o Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa apontaram que 96,03% dos turistas que visitaram a Paraíba pretendem retornar futuramente e 95,71% indicarão o Estado como roteiro. No entanto, entre os pontos negativos apontados pelos turistas se destacaram a falta de sinalização (27,78%) e a falta de qualificação dos atendentes de bares e restaurantes (18,89%), além de reclamarem da ausência de atendente bilíngüe (5,71%).
O presidente do SHBRS-JP participou nesta semana de uma reunião na Secretaria de Turismo de João Pessoa e a falta de qualificação no turismo foi um dos temas mais polêmicos. Graco Terceiro Neto afirmou que os órgãos públicos têm se preocupado com o atendimento aos turistas e se colocou à disposição para ajudar na elaboração de uma pauta que busque novas alternativas. “O turista precisa ser bem atendido, porque ele é o maior divulgador do destino que visita”, enfatizou.